Tecelagem

Tecelagem…
A tecelagem é uma atividade artesanal, das mais antigas da Humanidade e com registos históricos de há cerca de 12000 anos.
É uma tradição cultural da nossa região, a Beira Alta, e desde sempre um dos nos dos nossos ateliers de base.
No nosso atelier de tecelagem, os companheiros são capacitados para o sentido do trabalho ao mesmo tempo que usufruem de uma ambiência terapêutica.
Os trabalhos finais deste atelier são muito apreciados pelo público em geral, seja através das nossas exposições em feiras, nas redes sociais – site e facebook, como nas próprias visitas à ASTA, onde podem ser adquiridos, constituindo um fator de autoestima e sustentabilidade.
Como qualquer um na sua atividade profissional, os nossos companheiros também gostam de ser valorizados e a própria venda dos produtos é um incentivo determinante para eles continuarem a superar-se, dia após dia, e sentirem-se cidadãos participativos.
Cada trabalho tem um processo próprio de construção organizado em fases, mais ou menos complexas, dependendo das capacidades dos companheiros, podendo demorar dias ou até meses a estarem terminados.
Procuramos igualmente desenvolver competências, dando-lhe sentido, apesar das suas limitações e dificuldades, ora para estruturar novas habilidades, ora para desafiar as frustrações, conhecerem-se e aceitarem-se. Todos os nossos trabalhos têm a particularidade de serem únicos, não sendo possível fazer outro exatamente igual.
O trabalho ritmado deste atelier, ao longo de “dias-a-fio”, estimula a resiliência, a dedicação, o companheirismo, o espirito grupal, a motricidade fina, a noção oculo-manual, entre outros, além de transformar deficiências em eficiências.
Dicionário: urdir a teia; passar a manete; passar a teia no lince e no pente; dobar as meadas da lã.
POEMA
Tece que tece
Doba que doba
Cose que cose
São fios de estrelas
São ritmos que giram;
São cores aquecidas
Pelas nossas mãos
É o nosso trabalho!
É um canto de vida
Que paira na alma
Como oração
Poema de Maria José/ 2009