ASTA

Quem somos

A visão que norteia a ASTA é a de oferecer às pessoas necessitadas de cuidados especiais (essencialmente jovens a partir dos 18 anos com deficiência intelectual – DID e multideficiência) uma alternativa de vida válida e plena de sentido; contribuir para a integração social, humana e económica dessas pessoas e esforçar-se em criar para elas, condições de vida o mais “normais” e verdadeiras possíveis por forma a que o seu futuro seja impregnado com a dignidade e respeito que merecem, numa perspectiva bio-psico-social e espiritual.


A Associação Sócio Terapêutica de Almeida (de orientação antroposófica), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi fundada (juridicamente) em 26 de Outubro de 1998 por Maria José Dinis da Fonseca (mãe de um jovem com deficiência intelectual). Iniciou as atividades em Outubro de 2000 com 6 companheiros, na casa da fundadora, na aldeia onde nasceu, Cabreira do Côa – Concelho de Almeida, Distrito da Guarda. O Centro Regional de Segurança Social – Guarda, que desde o início acreditou neste projeto, estabeleceu um acordo de cooperação, desde essa data, o que permitiu a sua sustentabilidade evolutiva.


O universo da ASTA, neste momento, é constituído por 45 pessoas com deficiência (a quem chamamos companheiros porque vivemos em comunidade com eles, não trabalhamos para eles) e 41 colaboradores (pessoal do quadro e voluntariado). O trabalho sócio terapêutico desenrola-se nas valências Lar Residencial, Residências de Autonomização e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), distribuídos entre a aldeia da Cabreira do Côa e o centro de raiz (desde 2004) no alto da Fonte Salgueira, a 2km da aldeia.


Na persecução dos nossos objetivos criámos, gradualmente, núcleos familiares na aldeia da Cabreira o que permitiu a expansão de atividades e o acolhimento de mais companheiros em regime residencial. A recuperação e equipamento das casas foram feitos, essencialmente, a partir de voluntariado, donativos, um apoio da Fundação Oriente para a Casa da Oliveira e da Raia Histórica – Programa Leader, para a Casa Cristalina. A reconstrução da Casa São Miguel, habitada desde Setembro de 2010, como Núcleo Familiar Autónomo (foi objeto de apoio em 50%, pelo Programa PARES).


Estas casas constituem espaços privilegiados para treino da autonomia, do sentido de família e da responsabilização grupal.


Em 2004, a obra de raiz, a 2 km da aldeia ”Alto da Fonte Salgueira” um espaço ecológico, doado, ficou concluído. Isso permitiu uma outra respiração pedagógica, terapêutica e social. É um equipamento, constituído por 3 edifícios distintos: Ateliers Verde Pino – oficinas / auditório polivalente / espaços-administrativos e terapêuticos; Casa da Fonte – Residencial (para os mais dependentes) e Oficina de Carpintaria.


A sua construção foi financiada em 60% pelo PIDDAC, sendo os restantes 40% provenientes de subsídios da Fundação Maehl e Fundação Software (Alemanha), da Fundação Lord Michelham (Suiça) e ainda, da doação de obras de arte de 70 artistas portugueses e estrangeiros (vendidas em exposição pública) além de outras campanhas para angariação de fundos.


Destacamos ainda a existência, desde 2006, de um campo de jogos (financiado pela Câmara Municipal de Almeida), que permite uma dinâmica desportiva mais saudável, socializante e pedagógica entre as populações circundantes e o grupo da ASTA.

Scroll to Top