AQUASTA 2022


No dia 20 de Setembro de 2022 organizámos, uma vez mais o AQUASTA. Este encontro é anual, de cariz cultural, desportivo e artístico pretende promover os direitos e interesses das pessoas com deficiência; promover inclusão social com a respetiva valorização e realização pessoal, assim como a promoção da igualdade de tratamento destas pessoas.
Durante um dia, cerca de 150 pessoas de nove instituições congéneres e um lar de terceira idade, todos da Região Centro, conviveram e foram desafiadas a experimentar diversas atividades, entre elas, pintura artística; danças de roda; atividades aquáticas; quinta pedagógica; paddle; canoagem e yoga; almoço grupal no pinhal exterior; uma visita histórica à aldeia medieval de Castelo Mendo, uma demonstração cinotécnica pelos cães da GNR e uma ceia Medieval.
Este encontro pretende, também, promover um estilo de vida saudável ao nível, físico, mental e social, ao mesmo tempo que se reforçam as ligações inter-institucionais em torno de atividades prazerosas.
Esta é, também, mais uma oportunidade de superação para participantes com maiores limitações motoras e intelectuais, e de dar a conhecer algumas modalidades mais desconhecidas.
Encerrámos o dia com uma ceia, na Igreja de São Vicente de Castelo Mendo. Este momento, “delicioso”, marcado pela ambiência mais realista possível, contou com decorações, vestes, sons e sabores típicos da época medieval, seguido de danças de roda, no largo da aldeia, até anoitecer.
Foi um dia preenchido mas gratificante, repleto de empenho, sorrisos e convívio.
Um agradecimento especial ao INR – Instituto Nacional Reabilitação, enquanto patrocinador deste projeto; aos parceiros, que ajudaram a garantir o sucesso deste dia de diversas formas: Câmara Municipal de Almeida, Câmara Municipal de Pinhel, Bombeiros Voluntários de Almeida, ADCS de São Sebastião, à União de Freguesia de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela; Tiagos Pizzas, à Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, da Guarda Nacional Republicana, e aos colaboradores da ASTA que tornaram o evento possível.