Agricultura

A agricultura é um conjunto de conhecimentos e de tecnicas que permite o cultivo de plantas comestiveis, é uma das prinicipais actividades da Huminidade. É exercida a mais de 10000 anos em todos lugares deste mundo, desde em zonas tropicais ou temperadas a beira do mar ou em altitudes montanhosas.

Permitiu a sedentarizaçao e aumento de grupos sociais e comunidades assegurando a alimentação dos membros que as constituem.

O Atelier da agricultura da ASTA trabalha a mais de 10 anos com objetivos terapeuticos e de sustenbilidade, queremos cada vez ser o fornecedor principal da cozinha da ASTA, sendo os produtos todos biológicos.

Em termos terapeuticos, a agricultura é um atelier muito completo, tanto pede trabalho fisico quando preparamos a terra que trabalho mais minuciuoso quando se trata por exemplo das sementes, liga direitamente os companheiros a natureza, obrigando-os a respeitar os ritmos anuais, sabendo quando plantar, semear ou arrancar os legumes sempre em funçao das caracteristicas de cada planta, sendo folha, fruta ou raiz. Tambem os ritmos diarios, a melhor altura do dia para semear, regar, cuidar os animais… alem disso , permite os companheiros usar os 5 sentidos para entrar em contato direto com os 4 elementos.
Acompanhamos tambem os ciclos inteiros, do nascimento de uma planta ate a hora de colher os frutos do nosso trabalho, passando pelo crescimento incluido o cuidar se houver uma praga, ou falta de agua.

Por isso tudo, a agricultura é e sera sempre uma atividade importantíssima seja na Asta como no Mundo. Respeitando sempre os 3 principios: cuidar a terra, cuidar os homens e partilhar equitativamente.

Poema
Terra, profunda terra!
Chão, Mãe!
Com as nossas mãos te trabalhamos
Com o coração te amamos
Com a boca te saboreamos
Abrimos-te em sulcos
Semeamos-te de vida
Damos-te a beber
Tu das-nos as cores
E afagas as dores
Das-nos alimento que ajuda a crescer
E ensina a viver
Ó TERRA! Sê o nosso sustento
Poema de M.J. (2009)