Ideário

A ASTA não tem a intenção direta de normalizar mas sobretudo de individualizar, para que cada um encontre o caminho mais adequado.

Mais do que ocupar quer, através da convivência e do trabalho pedagógico e sócio terapêutico num contexto comunitário de cariz rural, contribuir para a autonomia, auto suficiência e auto estima, por forma a que cada um se converta num membro social digno, útil e produtivo (respeitando sempre os potenciais e características de cada um), tendo em conta as três condições indispensáveis para que um ser humano/cidadão se sinta verdadeiramente incluído: uma família, um trabalho e um grupo social.

Cremos que toda a pessoa, qualquer que seja o seu estado mental, é mais do que a sua aparência física e que todo o Ser Humano está dotado de uma existência individual. Nenhuma deficiência física ou mental é um acaso ou uma desgraça, ela tem um sentido e uma finalidade: transformar o curso de uma vida.

Como qualquer ser, obrigado a lutar contra diferentes obstáculos e doenças, a pessoa necessitada de cuidados especiais deverá aprender a viver com as suas dificuldades e a dominá-las, procurando o possível.

O grande objetivo/missão da ASTA é: Ajudar nessa aprendizagem e nessa procura, dando-lhe sentido. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.